Rasa Brasil - Rasa Community in Brazil

Hi guys,

There’s someone from Brazil? I would like to share with you our community:

We are translating the content about Rasa to Brazilian Portuguese and writing new things (that will be translated to the English too).

If you don’t use some of these channels, please let us know here.

Everyone is welcomed to join us, let’s share knowledge, experiences and spread Rasa over the world!

p.s: the latin friends, you’re welcomed to join too!

9 Likes

I am from Brazil too :smiley:

2 Likes

Hi people,

We have translated the great post by @amn41 explaining the launch of the Rasa Core.

Take a look: Uma nova abordagem para softwares conversacionais – Rasa Brasil – Medium

We’ll be adding more posts soon.

4 Likes

Prezados amigos, na opinião de vocês, qual o melhor fonte para começar a entender Rasa? Estou tentando com o vídeo tutorial do weatherbot mas tá difícil. Se alguém tiver outra sugestão ,será muito bem-vinda. Obrigado!

@Vinicivs eu recomendaria a documentação oficial que agora tá bem mais completa do que a algum tempo atrás. Uma vez entendido o funcionamento proposto, para aprofundar o mecanismo utilizado é lendo o código mesmo, que em sua boa parte é bem documentado. Pra entender os fundamentos dos conceitos de um chatbot, tem um curso no Data Camp que é bem tranquilo (e é ministrado por um dos co-fundadores do Rasa) e dá uma geral às vezes necessária pra quem não é familiar ao campo.

Dito isso, a melhor forma de aprender e entender é através da prática: essa te mostra onde falta entendimento. Que se não tiver na documentação, o pessoal aqui do forum se esforça pra ajudar :slight_smile:

Boa sorte :love_you_gesture:

Valeu Rui. Eu entendi o que você quis dizer. Eu achei esse curso a algumas semanas atrás (quando tentava achar todo e qq tutorial disponível sobre rasa) mas ainda não comecei. Pra ser bem sincero, eu preciso me familiarizar mais com Python, digo, mínimo do mínimo, antes de tentar qualquer coisa que não seja extremamente didática. Vou te dar um exemplo: eu abro a documentação, dá pra entender os conceitos básicos, e então de repente, “run pip install…” Aí eu me pergunto: pip? Aonde? Em qual folder? E assim são todos os comandos…E assim é 99% dos tutos…Então você pode imaginar como fico perdido qdo desenvolvem usando Docker. É isso que acontece qdo o não desenvolvedor quer se meter onde não é chamado rs. Por isso eu acho tão bacana o vídeo feito pela Justina, ela propõe ensinar pra quem realmente nunca viu. Espero que ela atualize o material. Mas vou chegar lá cara. Conto com ajuda de vocês e dos membros do fórum! Depois de tentar MS framework e botpress, essa plataforma me pareceu bem séria e promissora, além de uma comunidade engajada. Abração.

@Vinicivs Deu pra entender de onde você vem. Nesse caso, eu acredito que se familiarizar com Python realmente é uma boa. Até pra facilitar a vida na hora de ler os códigos e saber onde tá faltando entendimento. Inclusive, nesse momento, tô quebrando a cabeça aqui pra fazer sentido de uma lógica de um featurizer hehe

É um assunto meio “esotérico” e clichê mas quando vc acredita que consegue entender, já é meio caminho andado pra, de fato, entender. Praticamente tudo tá disponível aqui na internet (distribuído entre o github e o stackoverflow hehe), então é questão da quantidade de tempo que vc dedica nisso. Às vezes vc pode demorar mais ou menos, mas o importante aqui é começar a fazer mesmo.

Qualquer dúvida específica que vc tiver eu acho que consigo te ajudar (ou no mínimo orientar), então estamos aí :smiley:

Abraço

Presente!

Opa, tamo na área!!!

Fala @matheusmatos cara, gostaria de tentar dar uma esquentada no medium do rasa-brasil, adicionar alguns artigos, alguns que escrevi/escrevendo e outros que achei interessante e podemos entrar em contato com os autores para republicarem através blog.

Parabéns pela iniciativa, me add no Linkedin pra gente bater um papo. https://www.linkedin.com/in/daniel-hsilva/